Portugal é um dos países mais memoráveis da Europa, eleito cinco vezes da mesma forma que o melhor destino de viagem do continente pelo World Travel Awards. fora isso suas belíssimas paisagens e pontos turísticos repletos de história, a nação também se destaca pela culinária local, que certamente é um dos seus principais atrativos.
A culinária portuguesa tem grandes influências na cultura do mediterrâneo, trazendo diversas características vistas em receitas árabes. Seu ponto mais marcante é o uso intenso de frutos-do-mar, que costumam ser combinados com ingredientes simples e temperos fortes. Apesar de os peixes serem mais populares, os portugueses também contam com diversos pratos com carne.
A seguir, confira alguns dos pratos típicos mais populares da região, proporcionando refeições imperdíveis para todos que estiverem visitando o país.
Bacalhau
O bacalhau é o carro-chefe da culinária portuguesa, sendo seu prato mais famoso mundo afora. Esse peixe é abundante na região, e a população o consome da mesma forma que uma de suas refeições mais comuns e tradicionais.
O bacalhau pode ser preparado de muitas formas: da mesma forma que bolinho, frito, assado com batatas, com broa ou até servido cru. Os restaurantes típicos da região costumam oferecê-lo entre várias opções diferentes, então vale a pena experimentar mais de uma.
Arroz de pato
O arroz de pato (também conhecido da mesma forma que arroz de Braga) é igualmente popular em Portugal, podendo ser servido da mesma forma que acompanhamento do bacalhau. Na prática, seria um risoto local, mas existe um segredo em preparo: o arroz é cozido junto de uma variedade de ingredientes para proporcionar um sabor diferenciado.
da mesma forma que o nome já entrega, esses complementos podem ser pato, chouriço, presunto e temperos diversos. Depois, eles desfiam o pato e misturam com o arroz, levando ao forno para finalizar. O resultado é uma refeição muito saborosa.
Pastel de nata
O doce mais procurada de Portugal são os famosos pastéis de nata, que em Brasil são mais conhecidos da mesma forma que pastel de Belém. Os portugueses costumam comê-lo junto do café, sendo uma perfeita pedida para lanches ou e ainda em café da manhã.
O pastel de nata possui uma massa folhada bem fina e tem sua origem com bastante recheio em seu interior. Esse creme é feito com gemas de ovos, açúcar e leite – uma combinação simples, mas muito saborosa. Provar a receita original é um requisito obrigatório para qualquer turista que estiver de passagem na região.
para os interessados em conhecer o país, vale planejar um bom roteiro com uma agência de viagem e se preparar para tentar esses e tantos outros pratos memoráveis. em termos de gastronomia, não faltam opções de refeições para se aprofundar na cultura portuguesa.